quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Instale o Ubuntu sem criar partições com o WUBI

Nesse primeiro post de 2011 estarei mostrando como instalar o GNU/Linux Ubuntu pelo Windows, ou seja, sem criar partições.

É bem simples, pois seria como instalar um app qualquer. A seguir o passo a passo e o link de download.

Primeiramente entre nesse sítio. Baixe o Ubuntu Installer for Windows e depois execute o instalador.

Depois de executar irá aparecer uma janela com opções. Modifique-as se achar necessário.

Opções do WUBI



Após colocar seu nome de usuário, senha e fazer alterações se você achar necessário, clique em "instalar" e uma janela igual a essa abaixo aparecerá, informando que o download está sendo feito. Aqui no meu PC demorou cerca de uma hora e meia.

Baixando Ubuntu pelo WUBI

Após o término, pedirá que o Computador seja reiniciado. Quando ligar novamente ficará duas opções de Boot, ou seja, poderá escolher entre o Windows e o Linux (no caso o Ubuntu). Selecione "ubuntu" e aperte enter. Na primeira vez, ele instalará numa "partição imaginária" automaticamente, espere o fim da instalação do S.O.

Depois disso é só começar a usar o Ubuntu! É bem simples e vale a pena testá-lo.

Vale ressaltar que esse é um projeto que está sendo desenvolvido há algum tempo e destina-se a usuários de Windows que queiram experimentar.

Se você não gostar, fique tranquilo. Para desisntalar, basta entrar no painel de controle, ache por Ubuntu e desinstale.

Uma outra observação é que com o tempo os sistemas podem ficar lentos, pois estão na mesma partição. Se realmente gostar do linux, recomendo que desinstale o WUBI e faça uma partição física para instalar o Windows a partir do seu CD de instalação, que pode ser baixado por qualquer um na internet nos sites dos desenvolvedores. Baixar Linux não é crime.

Por fim, esta é a minha dica de hoje. Caso tenha alguma pergunta ou dúvida, deixe um comentário, responderei assim que puder.

Até a próxima.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor,
>>>Não coloque palavras ofensivas<<<
>>>Não coloque links fora do assunto da postagem<<<
>>>Seja criativo e ético<<<
>>>É possível comentar como anônimo<<<
>>>Seu comentário será publicado após moderação<<<