segunda-feira, 21 de março de 2011

Computação nas nuvens: saiba mais sobre essa nova tecnologia

Exemplo/ilustração
Olá pessoal! Vou falar um pouco sobre Cloud Computing (em português "computação nas nuvens"). Esse conceito está sendo muito divulgado ultimamente, e agora você terá a oportunidade de conhecer um pouco, pois é um assunto muito complexo, mas falarei de maneira simples, em tópicos:

 O que é: é um conceito para definir o uso da internet para armazenamento de arquivos. Exemplo: ao invés do computador possuir um disco rígido (HD), usaria apenas a conexão com a internet para acessar seus arquivos, tudo online. Expecificando: todos seus programas e arquivos não ficariam no computador, e sim na internet, assim possibilitando acessar o seus arquivos de qualquer computador.


Polêmicas e limitações: aparentemente estaria uma maravilha, mas temos que ressaltar algumas coisinhas. Como os arquivos ficarão na internet (nas nuvens), qualquer pessoa poderia acessá-los. Claro que as senhas existirão, mas caso alguém consiga ter acesso poderia visualizar todos os arquivos, seria como se estivesse invadindo seu computador.

Lembrando: são apenas estudos, as empresas ainda estão debatendo o assunto, e melhorias com certeza virão (principalmente em relação à privacidade de arquivos), algumas empesas já disponibilizam esse serviço.

No futuro não distante.. existirão notebooks com essas características (sem HDD) e com acesso aos arquivos online. É o que promete o Chrome O.S (da Google), em desenvolvimento, porém foi apresentado um modelo em meados de 2010. Veja:




Aparentemente um notebook qualquer, mas com grandes promessas.

Posteriormente, falarei especificadamente sobre o Chrome OS e todos os seus detalhes.

Para mais informações visite a Wikipédia (em português) nesse link.

E você, já teve alguma experiência legal ou já testou essa nova tecnologia? Compartilhe com a gente nos comentários.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Favor,
>>>Não coloque palavras ofensivas<<<
>>>Não coloque links fora do assunto da postagem<<<
>>>Seja criativo e ético<<<
>>>É possível comentar como anônimo<<<
>>>Seu comentário será publicado após moderação<<<